quinta-feira, 8 de novembro de 2007

eat my dust!

Tenho um sério problema: normalmente, quando ponho uma coisa na cabeça, não descanso até a concretizar. Falo de coisas que dependem de mim, é claro, já que ser bem paga e conhecer o novo homem (ou mulher...) da minha vida estão a demorar mais tempo do que eu pensava... Bom, adiante!!
Sendo uma "urbano-caminheira" inveterada, achei que teria o seu interesse fazer um upgrade e passar a ser uma "urbano-pedaleira". Isto não soa nada bem, é certo, mas significa, basicamente, que comecei a pedalar para chegar ao longe. Após uma semana e tal de viagens matinais e vespertinas de casa para o trabalho e do trabalho para casa, eis um balanço dos prós e contras de andar de bicicleta em Lisboa.


imagem retirada daqui.

Prós
- Não contribuo para o aumento dos níveis de poluição (de qualquer forma, já pouco contribuia, uma vez que me deslocava de eléctrico);
- Poupo o dinheiro do passe mensal;
- Faço exercício físico - não que, com 48 kg precise de emagrecer, mas pelo menos desenferrujo - sem gastar dinheiro em ginásios;
- Apesar de tudo, demoro menos tempo a chegar aos locais, pois finto os engarrafamentos e os semáforos;
- Fico com um ar ainda mais cool!;
- Com sorte, talvez conheça um moço simpático que também goste de andar de bicicleta...

Contras
- Os dias soalheiros têm permitido as viagens de bicicleta. Mas quando começarem as chuvadas, lá terei de apanhar boleia do eléctrico novamente;
- No local de trabalho não há chuveiro, por isso, há que passar a andar com o desodorizante e mais uma t-shirt na mochila, sob pena de me pendurarem do lado de fora da janela para arejar;
- Transportar a "bicla" escadas acima e escadas abaixo no prédio onde vivo tem o seu lado incómodo, especialmente, quando se está a fazer equilibrismo para segurar a "máquina" e fechar a porta e o gato resolve pisgar-se cá para fora;
- A falta de espaço para ciclistas em Lisboa é escandalosa! Ok, isto não é Amesterdão, mas que tal dar um espacinho à malta em locais como, sei lá, a Av. 24 de Julho? Apesar de todas as minhas cautelas, já tive carros a passar a centímentros de mim a alta velocidade. Não preciso de uma ciclovia, só preciso que os automobilistas não façam questão de me atropelar... Até porque eu não valho muitos pontos e é uma chatice depois o asfalto ficar todo sujo.

Posto isto... se virem uma tipa gira de mochila às costas a pedalar por Lisboa, façam o favor de me cumprimentar! :))

Sem comentários: