terça-feira, 20 de novembro de 2007

abájure retro



Grau de dificuldade:
Fácil

Igredientes:
1 candeeiro com abájure
1 revista antiga
tesoura
cola

Tempo de preparação:
Depende da habilidade e da quantidade de vezes que o seu gato for meter os bigodes no frasco da cola.

Modo de fazer:

Pegue num candeeiro sem graça oferecido por uma amiga há alguns anos. Certifique-se que a amiga não descobre que catalogou o referido candeeiro de “sem graça”.

Folheie as revistas que tem lá por casa, preferencialmente, datadas dos anos 50 ou 60. No caso de não possuir espécimes deste género, espere por terça-feira ou sábado de manhã e dê um pulinho à Feira da Ladra. Aproveite e traga logo um quilo ou dois, que o preço compensa e o passeio vale sempre a pena.

Seleccione um belo naco de revista. Pode aproveitar que está com a mão na massa para combinar os tons com a decoração da divisão onde o candeeiro irá ficar.

Retire o abájure do candeeiro e faça medições para cortar a página da revista à medida. Ou então não: faça simplesmente o contorno mais ou menos a olho, sobrepondo o abájure na página, como foi o caso.

Cole os pedaços de revista que cortou no abájure com cola apropriada – neste caso foi cola de madeira, que era o que estava mais à mão, mas aconselha-se um produto mais adequado, se se quiser dar ao trabalho. Repita a operação até cobrir toda a superfície do abájure. Atenção para não deixar bolhas de ar nem espaços em branco.

Corte umas tiras mais finas de papel para fazer remates tanto no topo como na base.

Depois da cola secar, passe uma ou duas camadas de verniz mate, para uniformizar a superfície e tornar mais fácil a posterior limpeza do abájure.

Deixe secar muito bem antes de voltar a colocar o abájure no candeeiro.

E agora já pode – salvo seja – dar à luz!

Sem comentários: