segunda-feira, 3 de novembro de 2008

aNaRChY

É muito raro dar dinheiro quando mo pedem na rua. Não é egoísmo ou insensibilidade. Simplesmente, é-me mais fácil dar uma retribuição a alguém que executa algum tipo de arte - música, animação, teatro, qualquer coisa que me faça parar durante alguns segundos - do que dar dinheiro sem receber nada em troca, por vezes nem um obrigado, ou ceder a chantagens emocionais à custa de crianças de colo ou doenças obscenamente expostas. Hoje, porém, na Rua do Carmo, seguia o meu caminho tão mentalmente exausta que nem hesitei quando a rapariga se aproximou de mim com o boné aberto na mão, à espera de trocos, com uma conversa da qual já nem me recordo. É que, mais atrás, o companheiro de "performance" tocava e cantava tão mal o "Anarchy in the UK" dos Sex Pistols que, cá para os meus botões, pensei: "Pá, vê mas é se usas o dinheiro que ganhaste hoje para ires aprender a cantar!" Deixei-lhes umas quantas moedas pelo esforço...

Sem comentários: