quarta-feira, 15 de outubro de 2008

update #02

NO AR

[Para descarregar o ficheiro, clicar aqui]

Não quero ser mãe

Diz-nos assim a sinopse do livro "Não Quero Ser Mãe" (edição Livros de Seda) de Laura Alves, nossa convidada de hoje: «Em Portugal, o "fazer bebés" tem sido elevado a prioridade nacional, com espaço e interesse político. Face ao declínio da natalidade e a visões tradicionais do papel da mulher que teimam em persistir, enquanto dona-de-casa e vocacionada para a procriação, muitas são as pressões sofridas pelo sexo feminino, num terreno que deveria ser meramente o das suas opções pessoais e individuais. Optar por ser mãe é uma delas. Não querer ter filhos é outra.
À procura de respostas e, mais importante ainda, das perguntas certas, Laura Alves encontrou oito mulheres distintas, que expõem a sua vida pessoal e as suas opções de vida, falando dos seus medos e motivações, dos seus anseios e das múltiplas pressões.
Uma das obras que é um verdadeiro documento social, contrapondo também análises à partida contraditórias, como as de Júlio Machado Vaz, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas ou da própria Igreja Católica entre outras. Uma obra que lhe permite descobrir porque é que algumas mulheres decidem não ter filhos.»
Casamento deve ser sinónimo de procriação? (assunto que tem vindo à baila inclusive acerca da questão dos casamentos homossexuais); será legítimo, por mais bem intencionada que seja, a pressão para que nos multipliquemos, a fim de fazer face ao envelhecimento da população?; não se trata de pressão, mas de sugestão que não obriga ninguém a nada? Perguntas e comentários para o 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue, a partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.
por: Prova Oral

Comentários e opiniões ao tema debatido no site do programa "Prova Oral":
(Gostaria de responder pessoalmente a algumas destas pessoas, a quem desde já agradeço o contributo para o debate, mas tal será impossível. De qualquer forma, houve muitas questões que não foram devidamente aprofundadas, em parte devido ao tom mais informal do programa. Fica a nota, mais uma vez: este livro é, sobretudo, acerca de tolerância e respeito pelas opções individuais. Quaisquer que elas sejam. Não se trata de um testemunho pessoal da autora, mas sim de um trabalho de investigação, devidamente fundamentado, sobre as motivações de algumas mulheres que fazem esta escolha de forma voluntária.)


Marlene Carreira
2008-10-15 09:41:16
Não quero ser mãe!!!
Bom dia, Alvim e Cátia!Infelizmente, ontem não pude ouvir todo o programa porque estudo à noite. Mas era um tema que a mim me diz muito.Gostava muito de ter tido a possibilidade de participar... mas não deu.Concordo com todas as palavras da vossa convidada e de certo vai ser um livro que vai estar na minha próxima lista de compras..lol... até que enfim uma voz contra ao sistema... é que a frase: " um casal sem filhos é como um jardim sem flores", já não se aguenta!!!Eu também não quero ter filhos, sempre tive esta convicção desde adolescente... acho que a sociedade é que "obriga" as mulheres a terem filhos, é como uma obrigação social que a mulher tem, o que é imcomprensível..., além disso o próprio parto é uma coisa horrível...Namoro há 7 anos e o meu namorado, gostava muito de ser pai, mas ao longo do tempo juntos, já ele próprio começa a pensar como eu...A vida com filhos muda... não há volta a dar...E se algum dia o tal relógio biológico que as mulheres falam, que nem percebo bem o que pode ser, "tocar", prefiro adoptar uma criança. Sou completamente a favor! Ah! e adoro crianças! É que não tem nada a ver!!!

Sandra
2008-10-15 00:55:17
ser mãe
eu axo que nasci para ser mãe e fui uma daquelas que levou 8 anos para ter um filho que é a coisa mais importante do mundo para mim, mas compreendo aquelas que os não querem ter todos temos direito a fazer as nossas opções e só a nós nos diz respeito.
mas será possivel deixar uma pergunta no ar - será que uma mulher fica completa sem filhos??? não é essa a nossa prencipal função neste mundo???
Tenho pena que nunca ouça o vosso programa completo e nunca consiga entrar mas têm aqui alguém que gosta muito dos vossos temas continuem assim

Susana
2008-10-14 20:01:04
sou MAE e Mulher
Nunca me anulei por ser mãe mas caí no erro de me anular por ser esposa. Ser mae é brutal! Muito Bom porque gosto e porque me amo a própria e ensino às minhas filhas que têm de ser Mulheres que se amem para depois poderem amar e ensinar o poder da ternura!

Antena4
2008-10-14 19:57:53
Ser moderno
Ser moderno, cool, actual, blá, blá, blá... é rir-se e criticar os retrogados. Aqueles que se queixam de ser criticados pela sociedade, tem carta verde pra gozar com todos os outros, porque coitadinhos, são uma minoria marginalizada...
Percebo todos os argumentos que aqui foram ditos, só gostava que houvesse uma mulher que se confessasse no ar, que não quer ter filhos pra nao estragar a figura. Antes de largarem uma gargalhada, pensem bem... há muitas mulheres destas.
Alvim, por favor, salva o mundo. só tu és capaz.

ângela
2008-10-14 19:57:43
Eu, hoje, até vou dormir descansadinha ... ! Afinal, sempre sou normal ... os outros é que encaram esta minha normalidade de forma meio anormal ... Nunca foi ideia que ocupasse espaço em mim e assim continua a ser 30 anos depois. Mas, no entanto, venham os filhos dos outros que eu estou cá para os mimar, educar e fazer tudo como manda o figurino ... só que eu, mãe, é que já não ... se não se importam!
Obrigado Prova Oral, Alvim e Laura por existirem ... :)
Bjinhos p todos

André
2008-10-14 19:57:40
de tomate em tomate
Quando os meus pais me exigem alguma coisa digo, por vezes, em tom de brincadeira: "E que culpa tenho eu disso? Fui eu que pedi pra vir ao mundo??".
Pois isto fez-me pensar e concluir que o mundo está mal feito. Quem anda de tomate em tomate deveria ter oportunidade de avaliar aquilo para que vem!

ricardo russo
2008-10-14 19:54:57
e as senhoras???
podem já não existir homens para mudar lâmpadas e tomadas mas cada vez há menos mulheres que saibam cozinhar, cozer um botão e coisas do género!!!
acho que as funções começam a aparecer trocadas........

papacamailho
2008-10-14 19:53:23
Não sou dono do meu tempo, estou em casa a cozinhar um bacalhau para a minha filha.
So what? Tenho muito tempo e já tive.
Tenho 35 anos e pertenço completamente à minha filhota.
Não existe algo mais inocente do que isto.
E tb tenho de trabalhar como toda a gente, stress ao acordar e ao deitar.
Penso q é difícil é deixar esta vida.
abraços.

Joaquim Leça
2008-10-14 19:48:27
Essa dos homens de hoje não mudarem lâmpadas...
Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah,Ah, Ah, Ah! A vossa convidada de hoje tem muito humor! Ah, Ah, Ah!!!

Clara
2008-10-14 19:45:09
As meninas não podem gostar de ser meninas?
Ainda há dois sexos, apesar de tudo o que existe pelo meio. Não será?

jorge
2008-10-14 19:40:16
não é o tema, eu sei.....
mas supomos que a mulher não é solteira, que está numa relação. e se o homem não quer ter filhos, e se o homem QUER ter filhos.... relativamente ao programa acho estranho a utilização de termos como ter filhos: muda tudo, altera as pessoas, perde-se disponibilidade.... claro..quem decide ter filhos, procura excatamente isso..ou não.

catarina batista
2008-10-14 19:37:45
Olá alvim! Finalmente alguém a falar de algo que eu julgava que eu é que era anormal! todas as minhas amigas daqui da terrinha tem filhos, eu tenho vinte e oito anos e já vivi junta durante seis anos e nunca quis ter filhos nem quero.Agora moro sozinha mas continuo a ser massacrada com perguntas do porquê que eu não quero ter filhos! nem sequer o tenciono, adoro a minha independencia e liberdade e não troco isso por nada.fico feliz por saber que não sou a unica! beijo a todos!

vera
2008-10-14 19:37:10
A imagem
Concordo com a Laura sobre a imagem colocada no blog.
Agora, o meu caso pessoal: tenho 37 anos e não tenho filhos.
Fui casada e embora senti-se imensa vontade de ser mãe, tal não aconteceu.
A verdade é que agora não penso muito nisso. Tornei-me senhora e dona do meu tempo e das minhas rotinas e acho que me custaria imenso abdicar disso.
Mas tenho pavor de acabar velhinha e só. Se calhar é ridiculo mas questiono-me muitas vezes se não deverei ceder à pressão do meu relógio biológico? Afinal, nada de bom resulta sem sacrificio...

Vera
2008-10-14 19:32:32
Aos 15 anos decidi que não queria ter filhos. Tenho 27.
Não sei bem porquê mas foi uma opção que tomei.
É definitivamente uma escolha. Também já ouvi o "isso dizes tu agora" mas o certo é que até agora ainda não mudei a minha opção.
Como ainda não tenho estabilidade profissional e financeira ainda menos penso nisso.
Gosto de crianças mas o relogio biologico permanece em stand-by.
Beijinhos para todos e vou ler o livro da convidada (de certeza!)
E espero que a Prova Oral nunca acabe!!!!

Sandra
2008-10-14 19:28:08
Tenho 30 anos e sou casada há 2 anos. Neste momento não quero, nem posso ter filhos: estou a fazer doutoramento e este ocupa-me todo o tempo. Durante estes dois anos, tenho sido obrigada a ouvir frequentemente " E então? Ainda não tens filhos? Já era tempo!" ou a enfrentar olhares "esquisitos" de outras amigas que vão tendo filhos e que não entendem o porquê de eu não ter ainda instinto maternal. Outra situação que me tem sido dado a observar é que os casais quando têm filhos começam a juntar-se a outros casais com filhos e a deixarem de lado os outros que ainda não deram esse passo. Porque será que isto acontece? Será que ser mãe (ou pai) significa abdicar de uma parte da personalidade e dos interesses da pessoa?!
Ora, já era hora de alguém escrever um livro destes. As pessoas têm de entender que ser mulher não é sinónimo de ser mãe. Ser mulher é muito mais do que isso.

Maria
2008-10-14 19:26:26
Ainda não sei se quero...
Olá boa tarde, vou directa ao tema! Não sei se kero ter filhos!! Não sei porque não sei.. Tenho 33 anos e não sei se quero,não sinto o tal relogio biológico, às vezes penso em ter mas depois tambem dou comigo a pensar que estou bem assim e acreditem que não é por razões financeiras,profissionais ou por falta de apoio da familia.
Tenho amigas k me dizem que se eu algum dia tiver filhos vou mudar a minha maneira de pensar e até que vou dizer QUE FOI A MELHOR COISA K ME ACONTECEU, que se EU SOUBESSE JÁ TINHA TIDO Á MAIS TEMPO e tal , mas....
Confesso que nesta altura a pressão já é muita por parte de toda a gente, amigos, familia, conhecidos l, ainda bem que o meu marido apesar de ser um apaixonado por crianças está um bocadinho do meu lado. No fundo não sei se quero a responsabilidade de ter um filho e acreditem poucas pessoas me compreendem...

Ana Silva
2008-10-14 19:26:17
Certas mentalidades tendem a desaparecer.
Cresci com o ideal de casar e ter filhos, mas à medida que fui crescendo e ultrapassando a adolescência (tenho 30 anos) deixei de pensar dessa maneira. Hoje já nem sequer penso em casamento, e quanto a crianças nem pensar. Gosto de crianças na mesma, mas ter filhos está neste momento fora do universo das minhas prioridades. E quanto a possíveis tique-taques de supostos relógios biológicos, não tenho quaisquer remorsos por num futuro próximo nunca mais poder engravidar. Acho que é uma questão de respeitar as decisões das pessoas e se há casais que querem ter filhos, há que respeitar as decisões dos que não querem.

maria
2008-10-14 19:25:38
eu gostava de ter 3 filhos mas na altura certa não sei será bem assim, acho que se trata de uma grande felicidade(pelo que dizem normalmente), mas também de uma grande responsabilidade. por isso acho que não se deve ter filhos apenas porque é o «normal», por tradição. todos somos livres e temos direito à escolha, por isso acho que devemos respeitar as opiniões e pensamentos de cada um.

João
2008-10-14 19:24:10
o mesmo acontece aos homens que nao se casam...
bom tema Alvim. o mesmo acontece aos homens que nao se casam numa certa idade. sao considerados como gays ou sao pessoas de vida perdida....

BigPau
2008-10-14 19:21:31
À IMAGEM DA ANTENA 3
Sem dúvida, a foto de entrada do assunto de hoje é um verdadeiro atentado. Gostei da maneira como a convidada manifestou o seu desagrado pelo facto, sem papas na língua!
Mas atenção, o emprego desta imagem neste contexto, com o propósito que efectivamente tem é bem a imagem desta Antena 3, do sr Albin (Mr Bobis) e as suas COWGIRLS!

Sonia
2008-10-14 19:20:50
Obrigado Obrigado Obrigado!
Finalmente uma mulher que procura descomplexar a escolha que cada uma de nós tem: ter ou NÃO ter filhos! E NÃO TER FILHOS é uma escolha como qualquer outra, e não ser olhada de forma 'estranha' e 'anormal' por isso é ainda infelizmente uma raridade ....
Obrigado Obrigado Obrigado!
Obrigado Obrigado Obrigado !
MUITO OBRIGADO !!!!!!!!!!!!!!!
;)

Daniela
2008-10-14 19:19:28
só p'ra dizer
realmente a mulher tá com uma cara de quem odeiam criancinhas. maléfica!

ana
2008-10-14 19:19:17
cm eu compreendo a vossa convidada...

Ricardo
2008-10-14 19:18:41
A convidada pode não querer ter filhos mas merece bem ir treinando :)

maria do carmo
2008-10-14 18:42:58
eu também não
Olá Fernando e Cátia,
gosto muito de vos ouvir, obrigada e continuem assim.
quanto ao tema eu também não quero ter filhos mas não tenho nenhum motivo em especial. Acho que não tenho filhos porque não tenho motivos para os ter e não para os não ter. Felizmente sou casada há 20 anos e o meu marido pensa da mesma maneira.
beijinhos

Mangunde
2008-10-14 17:40:07
Quando será a altura certa?
O problema que nos debatemos hoje em dia: Será que é a altura certa?
Casámos há um ano, temos prestação da casa, prestação do carro, despesas fixas: água, luz, gás, condomínio... e queremos continuar a ter alguma qualidade de vida...
Um filho agora irá estrangular as nossas finanças.
Mas este cenário irá manter-se pelos próximos 5, 10... 20 anos.
quando será a altura certa?

2 comentários:

I. disse...

Ouvi o programa completamente por acaso, e fiquei tua fã ;)

O livro ainda não saiu, pois não? No sábado não o encontrei na fnac. Mas não me falha, prometo :)

laura disse...

Bom dia :))
Acho que o programa até correu bem, tirando a parte em que fui agredida pelo Alvim com uma bola de papel... faz parte... ossos do ofício... :))
Ainda não vi o livro à venda, a não ser na Fnac do Vasco da Gama, em Lisboa (na secção de Psicologia...). Mas conto que estaja disponível em mais sítios em breve. Abraço!!