terça-feira, 23 de outubro de 2007

malditos anos 80!!

Não tenho dúvida alguma sobre a estreita relação entre a progressiva perda de juízo e o facto de se viver sozinho/a. Na intimidade do lar, entre quatro paredes e fora do alcance quer de olhares alheios, quer do julgamento de pessoas que (julgam elas...) nos conhecem bem, a verdade é que se cometem os actos mais tresloucados que se possa imaginar. Viver sozinho/a leva-nos numa lenta caminhada em direcção à loucura. E raramente há retorno...
No meu caso, é o dançar sozinha. Começou há cerca de um ano e nos momentos mais inesperados. Às vezes estou a lavar a loiça do jantar. Outras vezes, a preparar-me para entrar na banheira. Há alturas em que me apanha desprevenida enquanto escrevo no computador. Lentamente, uma melodia, um ritmo, uma vibração entra-me pelo ouvido e aloja-se num pé, que começa a bater no chão; num ombro, que se mexe sem eu dar por isso; no pescoço, que se movimenta de um lado para o outro; ou até numa das mãos, cujos dedos começam a produzir estalidos, acompanhando o som. Conclusão: é mais forte do que eu! Sem aviso, as ancas começam a mexer, arrastadas pela música e, não raras vezes, os braços elevam-se no ar, numa clara tentativa de executar alguns passos de dança exótica. Se não podes vencê-la, junta-te a ela! À música, claro...
E é assim que, volta e meia, faço figuras muito tristes em minha casa. Como uma Ginger Rogers que perdeu o seu Fred Astaire, saltito pelos 45 m2 do apartamento, rodopio uma ou duas vezes antes de bater com o nariz na parede da sala, lanço um braço ao ar, marco o ritmo com os dedos, piso o rabo ao gato e, antes de terminar a música, faço uma pirueta e arrasto-me a coxear para a casa-de-banho em busca de Betadine, pois tenho o gato preso pelos dentes à minha canela...
Ontem foi um desses dias. Pior! Para além da figura solitária a dançar na sala, ontem à noite fui uma figura solitária com insónias a dançar na sala ao som de músicas dos anos 80... daquelas gravadas com grande esforço e dedicação numa K7 Agfa C-DX II Chrom. Há uma atenuante: a K7 não era minha, mas dos meus irmãos, que têm mais uma década que eu em cima dos ombros. Salvei-a, antes que alguma alminha mais inteligente a mandasse para a reciclagem. No tempo em que eu gravava música da rádio, já se ouvia Nirvana lá por casa. Ou ressuscitava preciosidades como The Doors ou Janis Joplin.
Contudo, isso não impede esta triste e foleira realidade: o facto de eu gostar destas músicas. E doutras ainda piores. Mas eu sou uma saudosista. Um coração de manteiga. E não bato bem da cachola, está visto, pois devo ser a única pessoa que conheço que tem, realmente, saudades de dançar slows...


Lado 1
Pepsi & Shirlie – Heartache (Isto está a aquecer...)
Paul Hardcastle – Don’t Waste My Time (Já está melhor. Os dedos estalam, os ombros mexem...)
Survivor – Burning Heart (Esta é boa!! De notar o solozinho de guitarra...)
Cock Robin – Thought You Were On My Side (Um dueto que hoje até poderia ser o genérico de uma novela...)
Stevie Nicks – I Can’t Wait (Dá-lhe!!)
Patti La Belle – On My Own (Hummm, demasiado lamecha até para mim...)
Foreigner – I Want To Know What Love Is (Ideal para karaoke...)
Phil Collins – Separate Lives (Hummm... No me gusta.)
Gerard Joling – In This World (Errrr... Alguém saiu do armário no meio desta música...)
Cutting Crew – I Just Died In You Arms Tonight (Nunca consigo evitar uma lágrimazita ao ouvir esta. Confesso, tinha um fraquinho pelo vocalista...)
Bananarama – I Heard A Rumor (Um braço, outro braço, abana as ancas, huuu, huuu!!!)

Lado 2
Bucks Fizz – New Beginning (Braços no ar!!)
Eddy Grant – Gimme Hope Joanna (‘Tá a saltar e dar ao pé!!!!)
Billy Ocean – Get Out Of My Dreams (Esta tem coreografia...)
Pet Shop Boys – Heart (É a loucura!! Onde é que eu pus aquela bola de espelhos?...)
Dollar – O L’Amour (Hiiii!! Mas que sintetizadores foleiros!!!!...)
Level 42 – Running In The Familly (E não é que ainda me lembro do videoclip desta??)
Level 42 – Lessons In Love (Havia um tipo giro na banda, havia, havia... Era o do falsete.)
Bad Boys Blue – Come Back And Stay (Ui!! Digna de uma boysband...)
Tiffany – I Think We’re Alone Now (Toda a gente a pular!! Faz de conta que é uma aula de step...)
Kim Wilde – You Keep Me Hanging On (Nesta só faço os coros: Uhhhh, uhhhh...)
Bangles – Walk Like An Egyptian (O meu gato está a olhar para mim e a pensar: ‘mas que raio...?’)

Sem comentários: