sexta-feira, 26 de junho de 2009

inventar amigos é bom!

"- Tu és a Laura? E tu és a Paula?"
Foi nestes moldes que a rapariga se dirigiu a nós no meio de um concerto de Tiguana Bibles na ZDB. De repente, uma "cara" conhecida de há já alguns anos tornou-se real e concreta: depois de alguns planos de viagem a Évora adiados, finalmente conheci a Su! Aliás, conhecemos, eu e a Passarola... :)
E isto remete-me ao concerto dos Melech Mechaya no Santiago Alquimista em que uma meia-leca veio ter comigo aos saltinhos: "-Tu é que és a Laura?"
E penso no que diz o senhor Alberto Gonçalves (sociólogo) na sua crónica da última edição da revista Sábado - um senhor que às vezes tem piada, mas a quem na maior parte das vezes apetece partir os dedos com um martelo (os entendidos perceberão a referência).
Escreve o senhor:
"...de tanto nos aproximarem do mundo, as tecnologias ditas de informação deixam-nos progressivamente sozinhos. (...) Os que tagarelam no Messenger, os que inventam amigos no Facebook e os que combatem a teocracia iraniana no Twitter também sabem o que quero dizer. Ou não tardarão a descobrir."
Não sei a que "progressiva solidão" se está o senhor a referir. A solidão que sinto advém da vida moderna na cidade, das condicionantes pessoais e laborais, de muitos factores que escapam ao nosso controlo e dependem, normalmente, de terceiros. Posso dizer que o Blogger e o Facebook foram excelentes veículos para criar laços de amizade sólidos e duradouros, que dificilmente teriam acontecido "lá fora".
Agora, se a tecnologia dá um empurrão, também é certo que tudo o resto se deve passar lá fora. A bem da nossa saúde. Digam lá se não é bom descobrir pessoas com posts e status e twitts em comum e poder falar desses mesmos posts e status e twitts num jantar, num concerto, numa caminhada, numa ida ao cinema, numa mini ao final do dia...

8 comentários:

passarola disse...

eu não estava aos saltinhos!! mas gostei muito de conhecer ocê, tá? ;)
me liga, vai ;)

e também gostei muito de conhecer a Su!! :)))

laura disse...

Não estavas, mas é sempre assim que te imagino, a saltitar ao som da música, ehehe

passarola disse...

aiiii que panisgas!!! :P

Bixus disse...

:D
Eu ainda fiquei ali um bocadinho a pensar se vencia a timidez ou não. Mas depois vocês puseram-se mesmo à minha frente, não resisti!

Agora só falta mesmo combinar uma jantarada, por aí ou por cá!

Beijo para as duas!

passarola disse...

sim, a próxima vez que cá vieres, atreve-te a não avisar p combinarmos jantarada!

laura disse...

Passarola: Quero ver se também vai ser panisgas acordar amanhã às 5 da manhã :P

Bixus: Qual timidez! Fizeste tu muito bem! :D

passarola disse...

acordar às 5h da matina, é de homem e de barba rija!! :P

laura disse...

Hoje vou para casa cedinho preparar o leitor de mp3 e alguns cds adequados para a viagem ;))))